Conheça os desafios da proteção de APIs
Nos posts anteriores discutimos como os ataques de APIs são nova fronteira de criminosos. Mostramos também as maiores invasões de API dos últimos tempos e abordamos as APIs de open bankings e suas vulnerabilidades. Hoje vamos trazer os principais desafios da proteção de APIs.
Em termos de características, as APIs (Application Programming Interface) são diferentes dos aplicativos tradicionais e apresentam desafios de segurança específicos. Os fatores a seguir são os que mais contribuem para os desafios específicos de proteção de APIS para instituições financeiras:
Mais APIS usadas do que nunca
As instituições financeiras usam APIs em todos os lugares. Elas servem para fornecer aplicativos voltados para o cliente se conectar com serviços de parceiros. Também viabilizam ambientes de desenvolvimento baseados em microsserviços. Cada serviço novo vem com um conjunto novo de APIs. Isso resulta em uma superfície de ataque que cresce exponencialmente.
Mais serviços interconectados por APIs
Os aplicativos modernos são compostos por vários serviços e se conectam a eles por meio das APIS. Essa interconectividade cria uma combinação complexa de lógica de aplicativos. E isso, muitas vezes, resulta em vulnerabilidades únicas e riscos não percebidos.
Mais dados expostos em APIs
A natureza dos aplicativos das instituições financeiras é trocar dados confidenciais financeiros e pessoais dos clientes. Esse fator tornou as APIs de serviços financeiros o alvo preferencial dos invasores e um ativo de alto risco para os defensores protegerem. Um desafio para os defensores é saber onde as APIs expõem os dados confidenciais e se essa exposicão é necessária. Outro é saber, quando a exposição de dados confidenciais muda, o que pode acontecer quando a API é atualizada. As informações sobre a exposição e as suas mudanças são fundamentais para entender a superfície de ataque, avaliar o risco e atender aos requisitos de conformidade legal.
Mudanças frequentes atrapalham a proteção
As APIs são perfeitas para práticas de desenvolvimento ágeis que possibilitam inovação rápida. Os desenvolvedores criam novos aplicativos combinando várias APIs e as atualizam rapidamente para incluir novos recursos e funcionalidades. 0 desenvolvimento rápido cria um alvo móvel para as equipes de segurança que têm dificuldade de entender o cenário da API para avaliar os riscos e alinhar as proteções. As abordagens de segurança tradicionais que dependem de esforço manual não conseguem atender às necessidades das APIs que mudam rapidamente.
Salt Security: big data e IA a favor da segurança das APIs
A SALT é uma solução que combina Big Data e Inteligência Artificial para identificar potenciais ameaças por contexto, melhorando a sua postura de segurança em APIs. É primeira plataforma patenteada da indústria para evitar a próxima geração de ataques de API, usando proteção comportamental. Saiba mais no vídeo abaixo:
Mais sobre ataques a APIs
- Ataques de APIs são nova fronteira de criminosos
- As maiores invasões de API dos últimos tempos
- APIs de open bankings e suas vulnerabilidades
- O que querem os criminosos com ataques de APIs
Próximos posts
- Por que os métodos tradicionais não protegem as APIs
- O que é necessário para proteger as APIs de serviços financeiros
- Proteção de APIs de serviços financeiros com a Salt